Origem do MOBA, o jogo do momento

Com o número de adeptos crescente, o MOBA tem ganhado players por ser um game de objetivo rápido, assim não exige que a pessoa jogue durante meses para atingir determinado lvl, que tem uma mecânica de jogo diferente, rápida, dinâmica e principalmente que está constantemente mudando de acordo com os pacths e novas atualizações. E com isso é gerado o tão famoso Meta Game, que torna o game um tanto diversificado e competitivo.

ORIGEM:

Típico mapa de um MOBA
Típico mapa de um MOBA
MOBA (Multiplayer Online Battle Arena) é um subgênero de jogos de estratégia em tempo real, hoje em dia é o estilo de jogo online em maior evidência na cena competitiva do momento ( O torneio internacional de Dota 2 pagou a bagatela de US$ 6,6 milhões aos vencedores, cerca de R$ 23 milhões).

MOBA iniciou sua trajetória com um mapa modificado de Starcraft que deu origem ao jogo Aeon of Strife que serviu de inspiração para a criação de Dota, um mod ou mapa modificado do jogo Warcraft III.

DOTA:

A princípio Dota era apenas um mod (modificação de jogo criada por fãs) básico de mapa criado por um usuário dos fóruns da Blizzard chamado Eul que acabou desistindo do projeto mas deixou o código aberto para quem quisesse continuá-lo.

Foram criados vários mods baseados em Dota. Um dos destaques, o DotA All Star, que foi desenvolvido até a edição 6.0 por Guinsoo. Após essa edição o famoso IceFrog se tornou o responsável por criar novos conteúdos, corrigir bugs, aperfeiçoar a experiência do jogador e balancear o jogo.

Dota All-Stars

Em 2005, o Guinsoo acabou se desligando do projeto Dota e deixa a plataforma e os direitos do Dota para o Icefrog, com objetivos até então descoconhecidos.

Em 2009 uma equipe de game designers da empresa GameStop lança o primeiro MOBA livre de outro jogo, o Demigod, que foi inspirado na mesma ideia do Dota. No mesmo ano foi descoberto que o Guinsoo havia sido contratado pela Riot Games e criou o game League of Legends (LoL), e junto com o game, também criou o termo MOBA para definir o gênero do game, que até então era conhecido como Dota.

A partir disso o MOBA começou a chamar a atenção no mercado de games e foi evoluindo estrondosamente, em 2010 é lançado o Heroes of Newerth (HoN) pela S2 Games que também usou a ideia do DotA como fonte não só para o estilo, mas também para a criação de alguns heróis do jogo.

Em 2012 a Valve, vendo a popularidade que o gênero estava ganhando, contrata Icefrog que comanda o projeto do Dota 2.

Os quatro MOBA’s mais influentes e mais jogados até hoje são Dota, LoL, HoN e Dota 2, mas no caminho houve outros que foram criados, mas não alcançaram o nível de popularidade como os quatro maiores.

1 comentários:

Author
avatar
Balas

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial