5 curiosidades sobre o playstation

Hoje você poderá conhecer 5 curiosidades sobre um dos consoles mais icônicos de todos os tempos e o primeiro de muitos gamers por ai, confira a lista abaixo.

5 - Controle espacial


Controle Ps1

Uma das principais novidades introduzidas pela Sony com o PlayStation 1 foi o fato do controle do console não ser plano como praticamente todos os controles dos videogames que foram lançados antes dele.

Segundo Teyu Goto, criador do design do controle, a ideia de um controle curvo partiu das capacidades de processamento em 3d do console. Para ele, fazia muito sentido termos um controle com profundidade, já que ela estava sendo adicionada aos jogos. A princípio, a diretoria da Sony não gostou da ideia, mas acabaram adotando mesmo assim.

Outro detalhe que Goto inseriu no console foi o nome dos botões. Antes do PlayStation, os botões usavam letras como A, B, X, Y, com o PS1, eles ganharam símbolos, como Círculo para Sim, X para não, Quadrado para Mapa e triângulo para Menu. Curiosamente, essa ideia foi revertida aqui no ocidente, e o botão X acabou sendo o botão universal de confirmação e o círculo de negação.

4 - Jogo do jogo de lançamento


Ridge Racer

O PlayStation foi lançado no Japão com oito títulos de lançamento, e o jogo mais importante de estreia do console foi Ridge Racer, uma franquia de corrida que já foi uma ameaça para Gran Turismo. Curiosamente, o jogo tinha uma tela de carregamento diferente da que estamos acostumados. Nela, os jogadores podiam jogar um jogo antigo da Namco, Galaxian.

A ideia foi sugerida por um engenheiro de software que trabalhou no desenvolvimento de Galaxian, e essa era uma versão especial do jogo, caso você matasse todos os monstros da tela antes do jogo carregar, você ganhava carros novos no jogo. Maneira interessante de tornar telas de carregamento menos chatas, não é mesmo? Bem melhor do que ficar correndo pra frente com o seu boneco.

3 - Tekken


Tekken

Você é fã da franquia Tekken? Agradeça ao PlayStation então, porque ela só existe graças ao console da Sony. Logo após o lançamento do console, a Namco lançou uma placa de fliperama chamada System 11, cujo primeiro grande título foi Tekken.

Detalhe, Tekken surgiu, inicialmente como um protótipo para os desenvolvedores da companhia conhecerem melhor o hardware da System 11 e como os gráficos 3D funcionavam. Por ser uma placa baseada no PlayStation, o port do jogo foi muito fácil de fazer, e a qualidade do jogo se manteve, tornando-se assim um grande hit no console e criando uma das maiores séries de luta da história do videogame, além de iniciar a moda de jogos de luta 3D que persistiu por um bom tempo.

2 - Sucesso absoluto de vendas


Ps1 e PsOne

Em 1998, o PlayStation chegou a 50 milhões de unidades vendidas, e antes de 2004, o console chegou a 100 milhões de unidades vendidas, sendo o primeiro console a conseguir tal feito. É interessante notar que só o PlayStation 2 ultrapassou as vendas do PlayStation 1 como console de mesa, e que o console foi tão popular que, quando a Sony lançou o PS One no natal de 2000, a versão mais barata e menor do PS1 foi tão bem recebida que foi o console mais vendido daquele fim de ano, batendo até o PS2, que acabava de ser lançado.

1 - O verdadeiro mascote


Toro Doko

Quem é o mascote do PlayStation? Crash Bandicoot? Sinto muito, mas você errou. O verdadeiro mascote do PlayStation é um personagem chamado Toro, estrela do jogo Doko Demo Issho. Curiosamente, apesar dele ser o mascote do PlayStation, o jogo nunca saiu do Japão, o que é uma maneira bem estranha de tentar popularizar um mascote.

Já conhecia alguma das curiosidades acima? Que outras curiosidades vocês têm sobre o PlayStation? Deixem seus comentários!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial