Nova Build do Windos 10 traz um pouco de Linux escondido

Na versão Redstone do Windows 10 para desktops, um hacker conhecido por Walking Cat observou que alguns arquivos fazem menção direta a uma espécie de subsistema Linux rodando na sua máquina. A sugestão dele, é claro, ainda não fica clara, embora seja válido lembrar que a Microsoft já testou o mesmo com o Projeto Astoria, onde arquivos do subsistema Android foram encontrados numa compilação do Windows 10 Mobile.

Os arquivos LXCore.sys e LXss.sys foram encontrados na build 14251, que foi lançada na semana passada com poucas mudanças no quesito recursos, embora a Microsoft tenha otimizado uma série de características do software.

Microsoft

Como já citamos, ainda não está claro qual o verdadeiro significado da descoberta do hacker, visto que o Windows 10 para computadores não sofre com o mesmo impacto da falta de aplicativos como o Windows 10 Mobile. É provável que esta seja uma jogada para que a plataforma possa se beneficiar com aplicativos de servidor baseados em Linux, sendo isto algo não relacionado para os consumidores finais, e sim para uma nova lacuna de usuários.

Em resposta aos seus seguidores, Walking Cat comenta que, de fato, a jogada por estar ligada com a compatibilidade para aplicativos voltados para Linux, sendo estes desenvolvidos para empresas e afins.

Esta alternativa, porém, também pode indicar que a Microsoft está retomando as atividades com o Projeto Astoria na Build 14251, sendo esta a primeira compilação OneCore do Windows 10 para desktops, Mobile e Xbox One. Uma das razões que fez a Microsoft "congelar" o Projeto Astoria foi o não funcionamento dos aplicativos do Android portados para sua plataforma móvel, embora criar apps universais também seja uma boa solução.

A razão verdadeira, como já sabemos, ainda não foi revelada. Até o momento de publicação deste artigo a Microsoft não havia se pronunciado quanto ao assunto.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial