Evolução da tecnologia G

Só do título se tratar de algo relacionado ao celular já e o suficiente para despertar a curiosidade de grande parte das pessoas hoje dia, já que, praticamente todo mundo está grande parte do dia grudado ao seu celular. Porém apesar de nós estarmos o tempo todo perto desta tecnologia incrível que nos permite se comunicar rapidamente com as pessoas, há tantas tecnologias, que muita gente não sabe ao certo quais as diferenças entre elas.

Para isso fiz um resumo para que você possa entender melhor como funcionam os sinais de telefonia móvel.

Evolução da telefonia móvel
Evolução da telefonia móvel

Tecnologia 1G

A primeira geração de tecnologia para telefones móveis foi marcada por ser pioneira na área, até então, o que grande parte das pessoas tinha como referência para a telefonia móvel eram os telefones sem fio. O 1G fez com que fosse possível surgir os primeiros celulares, com destaque para a tecnologia AMPS (Advanced Mobile Phone System), padrão analógico adotado por vários países, entre eles o Brasil.

Tecnologia 2G

Começou a ser difundido nos anos 90, com a implantação do sinal digital, ainda é utilizado em alguns lugares do mundo. Ele utiliza principalmente o GSM (Global System for Mobile Communications) e está estabelecido como o principal recurso de conversação, por oferecer tudo que necessário para as operadoras de telefone. Porém, para navegar na internet móvel, está tecnologia não é a mais indicada.

Para suprir esta necessidade foi implementada uma nova tecnologia o 2,5G e o 2,75G, tecnologias que serviram de transição para o 3G. O 2,5 utiliza a tecnologia GPRS (General packet radio service) e o 2,75G utiliza o padrão EDGE (Enhanced Data rates for GSM Evolution), ambas apresentam uma velocidade de tráfego superior ao 2G que facilitou a navegação na internet por dispositivos móveis.

Tecnologia 3G

É a mais utilizada atualmente quando se trada de internet em dispositivos movei, inclusive no Brasil A rede de terceira geração usa principalmente as tecnologias WCDMA ou CDMA e oferece velocidades mínimas de 200 kbps, segundo padrão do IMT-2000, mas promete velocidades muito superiores.

Tecnologia 4G

É a mais falada do momento, a quarta geração da internet móvel promete revolucionar a velocidade de tráfego de dados no país e utiliza a tecnologia LTE. Por aqui, ele está sendo implantado na frequência de 2,5 GHz, mas deve a tecnologia deve ser ampliada para a de 700 MHz, que poderá melhorar e muito a velocidade de navegação podendo atingir um tráfego de dados em até 100 Mbps.

Fonte(s): Topyaps

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial