Confira algumas curiosidades interessantes sobre AMD e Intel

No mundo em que vivemos hoje o computador se tornou algo indispensável em nosso dia a dia, fica praticamente impossível conseguirmos imaginar como seria um mundo sem computadores e tudo isso começou através do desenvolvimento dos circuitos integrados, no qual estás duas famosas empresas (AMD e Intel) se destacam no mercado mundial.

Antes que houvesse um processador Intel , um processador AMD ou um Nvidia. Tudo começou com uma empresa que estava liderando a inovação de semicondutores no final dos anos cinquenta e nos anos sessenta, sem dúvida, o que começou toda a revolução da computação vale do Silício , Fairchild Semiconductor

FUNDADORES DA INTEL E AMD TRABALHARAM JUNTOS NA MESMA EMPRESA

É isso mesmo, os fundadores de Intel e AMD foram, na verdade, trabalhadores do mesmo local antes começarem seus próprios negócios. Fairchild era uma empresa realmente grande na época e Fairchild Semiconductor era apenas uma filial de uma entidade muito maior (Fairchild Camera and Instrument). No final dos anos sessenta o clima dentro da Fairchild Semiconductor havia alterado, ela foi perdendo sua identidade de empresa líder e inovadora na indústria. Principalmente a má gestão fez com que os colaboradores da empresa acreditassem que não estavam sendo devidamente recompensados. A receita bruta do que foi gerado com trabalho duro dos colaboradores da Fairchild Semiconductors foi para a Fairchild Camera and Instrument e praticamente nada ficava com a empresa onde a verdadeira inovação estava ocorrendo.

Robert Noyce se cansou desse fato e convenceu Gordon Moore a sair, juntos fundaram Intel em 1968. Um ano mais tarde, Jerry Sanders, que foi o gerente de vendas da Fairchild Semiconductor, diante do alto escalão da empresa, naquela época, um jovem engenheiro e impetuoso, sua forma de trabalho foi vista como uma ameaça à alta administração e como resultado, ele foi demitido. Ele deixou a empresa em 1969 para fundar a Advanced Micro Devices (AMD).

Gordon Moore e Jerry Sanders
Gordon Moore e Jerry Sanders

INÍCIO DA GIGANTE INTEL

A Intel começou em 1968 com o físico Robert Noyce e o químico Gordon Moore depois de decidirem começar sua própria companhia após trabalharem juntos no Shockley Semiconductor Laboratory (Laboratório de Semicondutores Shockley) e depois no Fairchild Semiconductor (Semicondutores Fairchild) Noyce criou o circuito integrado juntamente com Jack Kilby. Inicialmente eles queriam o nome da empresa Moore Noyce , mas decidiram trocar o nome quando perceberam que os dois nomes juntos eram semelhante a more noise que traduzindo do inglês para o portugês significa mais barulho.


Gordon Moore e Robert Noyce
Gordon Moore e Robert Noyce na Intel em 1970

ANDREW GROVE, O CEO MAIS BEM SUCEDIDO DA INTEL

Robert Noyce contratou Grove no mesmo dia da incorporação da Intel, assim tornando ele o primeiro empregado não fundador da empresa. Andrew Grove nasceu de uma família húngara de classe média judia que tinha sobrevivido à ocupação nazista da Hungria durante a 2 ª Guerra Mundial. Aos 20 anos ele fugiu da controlada Hungria comunista com destino aos EUA onde continuou seus estudos e tornou-se engenheiro químico.

Andrew Grove
Andrew Grove

O NOME INTEL


O nome surgiu de uma combinação entre intregated circuits (circuitos integrados) e eletronics (eletrônicos). Assim formando o nome Intel que é tão famoso e reconhecido hoje em dia, em praticamente qualquer lugar do mundo quando mencionamos a palavra as pessoas já sabem que se trata de computadores de todos os tipos, porém, havia uma cadeia de hotéis com o mesmo nome e que tiveram que pagar quinze mil dólares ($15.000,00) para poder usar o nome.


Logotipo Intel
Logotipo Intel

Fonte(s): Topyaps, WCCFTech

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial