Surgi o SteamOS, distribuição Linux desenvolvida pela Valve que, junto com as Steam Machines, pretendem levar os games e o nosso pinguim favorito para a sala de estar!
O SteamOS é basicamente um fork do Debian “Wheezy” 7.1 com kernel 3.10, Gnome, cliente Steam e drivers da Nvidia instalados por padrão.
É ainda uma espécie de versão beta. De acordo com a própria Valve: “unless you’re an intrepid Linux hacker already, we’re going to recommend that you wait until later in 2014 to try it out.”
Até agora o que sabemos é que o sistema é um Debian mais "capado" e com drivers NVidia mais otimizados.
Tudo bem que essa é apenas a versão 1.0 mas o Steam OS aparenta ser uma remasterização do Debian com o Steam Client já instalado, o que pode parecer estranho na verdade é irrelevante, afinal de contas o foco do Steam OS não é o Desktop, e sim jogos, os consoles serão vendidos com o sistema já funcionando a partir do Big Picture (Provavelmente), e teremos a certeza de que se depender da base ele será muito estável.
SteamOS no modo Big Picture |
Área de Trabalho do SteamOS |
Pra quem está interessado em testar a versão beta do sistema é só acessar http://store.steampowered.com/steamos/download
Fonte(s): sergioprado